Nas últimas décadas, o acesso a diferentes recursos de produção em meio virtual potencializou as atividades culturais no campo das artes, especialmente no tocante às artes visuais. Nessa perspectiva, a CANTEIRO desenvolve OFICINAS, PALESTRAS e ATIVIDADES diversas, contemplando diversas disciplinas.

OFICINA

Oficina Olho Mágico – Essa oficina tem como proposta atividades artísticas em diferentes linguagens contemporâneas, desenvolvidas a partir da construção de uma versão de um caleidoscópio tradicional, um caleidoscópio “de boca aberta”, no qual as imagens serão captadas a partir do próprio ambiente externo, transformando qualquer motivo – seja uma pessoa ou uma pintura – em objeto de experimentação visual sem limites.

A formação foi pensada em 02 momentos: construção de um caleidoscópio pelos professores de Artes e realização de atividades de criação de arte digital pelos alunos, usando o calidoscópio produzido e recursos como projetores e aparelhos celulares. A oficina disponibiliza vídeo tutorial para construção do caleidoscópio e de vídeo aula com sugestões de exploração artística do objeto. Após a brincadeira de se construir e brincar com esse “OLHO MÁGICO” pode-se propor alguma outra atividade aos alunos como fazer um desenho ou escrever uma redação sobre suas impressões dessa experiência.

Proporcionar interação com os alunos e o desenvolvimento de talentos e competências é a proposta da CANTEIRO.

ILUSTRAÇÃO

Ilustrações em diferentes estilos  e técnicas, contemplando um universo criativo e funcionando como textos de apoio na exploração literária dos livros.

CENOGRAFIA

Tabuleiros e trilhas para jogos em tamanho real, construção de personagens para encenação da história, figurinos, painéis, teatro de bonecos;
Construção de cenários para eventos especiais na escola, customização de ambientes de recreação, bibliotecas, festas típicas;
Desenvolvimentos de livros, jogos pedagógicos, produções audiovisuais, pequenas animações para atender demandas específicas da ESCOLA para campanhas, projetos especiais ou uso em sala de aula.

Produção de elementos criativos de apoio para marcas como SESC, Editora Globo, Brasil Game Show, Stand Cordel e Repente/Bienal Internacional do Livro em São Paulo, Bradesco Seguros, Alcatel, Burson Marsteller, FENIT, Trama Music, IBM, Melhoramentos.

ADEREÇO

Elementos cenográficos, adereços, fantasias, puppets, objetos tridimensionais  valorizam  ações de marketing, eventos culturais e educativos.